22 outubro 2010

A produção do petróleo bruto e do gás natural

Cientistas descobrem que os fósseis de animais e plantas não são essenciais para a produção de petróleo bruto e gás natural

 A descoberta foi feita por cientistas suecos e significa que estas matérias-primas não só não estão a ponto de acabar, como são mais comuns do que se pensava, tendo os cientistas desenvolvido um método mais preciso de identificar onde se deve perfurar para aceder aos reservatórios.

 

 Actualmente pelo menos 61% da energia consumida a nível mundial é produzida a partir de petróleo bruto e gás natural sendo as suas reservas limitadas, ou pelo menos assim se pensava. No entanto, um Professor do Real Instituto de Tecnologia, em Estocolmo, Vladimir Kutcherov, e dois colegas afirmam o contrário, depois de terem simulado o processo através do qual, e por acção da pressão e do calor nas camadas mais internas da Terra, se forma o hidrocarbono, o principal componente do petróleo bruto e do gás natural.

Os cientistas suecos chegaram à conclusão de que o processo que gera estas matérias-primas pode não implicar a presença de fósseis de animais e plantas. A comprová-lo estão os reservatórios de petróleo no Texas – seria impossível, segundo o investigador, que o petróleo se tivesse infiltrado até atingir 10,5km de profundidade.
 De acordo com Vladimir Kutcherov, não há qualquer dúvida que a nossa investigação prova que o petróleo bruto e o gás natural são gerados sem envolver fósseis. Todos os tipos de rocha-mãe podem servir como reservatórios de petróleo”. Deste modo, existem reservas em zonas ainda não prospectadas.

O cientista desenvolveu também um método mais preciso - com incrementos de 20% a 70% na eficácia - de determinar onde exactamente se deve perfurar para atingir os reservatórios. O método utiliza uma fina rede que sobreposta no globo, identifica os canais de migração sob a superfície terrestre, sendo as junções destes canais os locais ideais para perfurar. 

Fonte: naturlink.sapo.pt

Sem comentários: