10 outubro 2010

Uma nova época geológica - O Antropocénico

Cientistas afirmam que a Terra está a entrar num novo período geológico: «a época do novo Homem».

 A simples existência da Humanidade foi mudando a uma escala inimaginável o nosso planeta. A poluição, crescimento populacional desenfreado, expansão e pressão urbanística, as rotas comerciais, a exploração mineira e a utilização massiva dos combustíveis fósseis alteraram de tal forma o ambiente em que nos inserimos, que serão sentidos durante milhões de anos.

 

Teme-se que todas estas acções levem à 6ª maior extinção em massa da história da Terra. com o desaparecimento de milhares de animais e plantas. 

Esta nova época, com o nome de Antropocénico (idade do novo Homem) seria a primeira definida pela acção de uma única espécie, e apesar do seu uso informal desde há várias décadas, considera-se agora, mais do que nunca, a sua aceitação oficial.

Um grupo de peritos tem vindo a reunir toda a informação que permitirá o reconhecimento do sucessor do Holocénico. Terão em conta o impacto da actividade humana na biodiversidade e nos recursos geológicos, bem como o impacto da poluição e da extracção mineral massiva.

Espera-se que no prazo de 3 anos a proposta seja apresentada à International Union of Geological Sciences, que decidirá a implementação, ou não, desta nova época. Esta teoria foi proposta por um grupo de cientistas, incluindo Paul Crutzen.

Concluem os autores da proposta: «O Antropocénico representa uma nova fase tanto na história da Humanidade como na da Terra, onde as forças naturais e humanas se juntam, ficando dependentes umas das outras. Em termos geológicos, é uma altura única no nosso planeta.»     

O Dr Jan Zalasiewicz, da Universidade de Leicester, co-autor da proposta acrescenta: «Tudo aponta  para que estejamos prestes a produzir uma catastrófica extinção em massa, que poderá rivalizar com as 5 anteriores que se deram no passado.»
 
E o ENGEOweb acrescenta:
Será, no entanto, tudo isto credível? Olhando para a longuíssima história da Terra nós não somos mais que uma simples respiração... Não será tudo isto sobrevalorizar o impacto da nossa espécie? Ou será apenas «Humano»? 

______________________________

Sem comentários: