01 fevereiro 2012

Ilha da Madeira

   A ilha da Madeira teve origem há mais de 5,2 M.a.através de erupções que ocorreram pela ascensão de magma, proveniente de um hot-spot localizado no manto subjacente à Placa Tectónica Africana. A ilha, então formada, atingia dimensões consideráveis, quer em área quer em altitude, mas o peso exercido sob a placa oceânica pelo material vulcânico combinado com a remoção de material em profundidade terão provocado o afundamento da ilha.

Porto Moniz


É possível distinguir duas fases eruptivas diferentes:

  • Complexo Vulcânico Antigo - entre os 4,07 M.a. e os 2,55 M.a. - resultou de uma actividade do tipo efusivo e explosivo, constituído por escoadas, cones e vastos campos de piroclastos, de todas as dimensões, encontrando-se profusamente cortado por filões. Está coberto, em grande parte, pelo Complexo Vulcânico Principal, apesar de estratigraficamente não ser a unidade que se lhe segue.

   Os afloramentos correspondentes a este Complexo Vulcânico são praticamente inexistentes, contudo tem-se dado uma exposição devido à erosão provocada pelas ribeiras e pelo mar.

  • Complexo Vulcânico Principal - entre os 2,19 M.a. e os 1,62 M.a. – ocupa, em área e volume, a maior parte emersa da ilha, tendo-se prolongado, a sua formação por um longo período de tempo.

   É possível distinguir duas séries correspondentes a fases eruptivas diferentes, essêncialmente separadas morfológicamente, designadas por série inferior e série superior. O Complexo Vulcânico Principal Inferior aflora na cabeceira da Ribeira de Santa Luzia, no Funchal, na Ponta do Pargo, Fajã de Ovelha, Paul do Mar, Jardim do Mar até à Calheta, Serra de Água, Curral das Freiras, Machico e Fajã da Nogueira. O Complexo Vulcânico Principal Superior aflora em toda a costa Sul da ilha, desde a Ponta do Pargo até ao Caniçal, no maciço do Paul da Serra, no topo da Penha de Águia, Vale da Ribeira do Seixal, na parte dos vales de São Vicente e Boaventura, em São Jorge, em Santana, no Porto da Cruz e ainda parte superior dos picos do Maciço Central (Picos Ruivo, Areeiro, Cidrão e do Gato).
   Dentro do vasto período de tempo atribuído ao Complexo Vulcânico Principal terão existido períodos de acalmia vulcânica, durante os quais se terão formado os vales actuais. Dados de geocronologia absoluta mostram que primeiro se entalharam os vales na costa Norte e mais tarde na costa Sul. Este diacronismo poderá dever-se a um declinar mais cedo da actividade vulcânica a Norte.


   As últimas erupções vulcânicas ocorreram entre os 0,12 M.a. e os 0,006 M.a., localizadas essencialmente no Funchal, no Porto Moniz e no Paúl da Serra. Com a interrupção da actividade vulcânica na ilha, a erosão foi rebaixando progressivamente os relevos, aprofundando os vales e recuando as arribas, tendo-se formado depósitos de vertente, fajãs sedimentares, aluviões e praias actuais.
   As ilhas Desertas são consideradas como fazendo parte do mesmo edifício vulcânico que deu origem a ilha da Madeira, este facto é corroborado pela isobata dos 100 m, que quase liga a Ponta de São Lourenço às ilhas Desertas.

Ponta de São Lourenço

Mais fotos AQUI, em EngeoWeb facebook.

_______________________________________________
Adaptado de:
http://www.madeiranature.com/index/cms/page/-/page/nature_geography_geology/lang/pt/articleId/298/articleTitle/geology

Sem comentários: