30 setembro 2012

NASA capta imagens de rochas que evidenciam transporte pela água


   O robô Curiosity, enviado pela NASA a Marte, captou imagens do interior da cratera Gale, mais precisamente nos afloramentos rochosos Link e Hottah, localizados na base da parede da cratera (com mais de 5 mil metros de altitude). As fotografias mostram rochas com seixos, possivelmente transportados por um curso de água.



   Em Missões anteriores ao 'Planeta Vermelho' já tinham sido detectados fortes indícios da presença de água, mas só agora se encontraram este tipo de evidências. “É a primeira vez que estamos de facto a ver seixos transportados pela água em Marte. É uma transição entre a especulação sobre o tamanho dos materiais dos leitos dos rios e a sua observação directa”, diz William Dietrich, da Universidade de Berkeley, na Califórnia, um dos investigadores principais da missão Curiosity. 

   O tamanho e a forma dos constituintes destas rochas dão pistas sobre a velocidade a que a água fluía à superfície e também sobre a sua profundidade. “As formas indicam que foram transportadas e o tamanho indica que não podem ter sido transportadas pelo vento”, diz Rebecca Williams, do Instituto de Ciência Planetária de Tucson, no Arizona. A granulometria varia, desde areia até seixos com o tamanho de uma bola de golfe, sendo a sua maioria arredondada. “Pelo seu tamanho, calculamos que a água se movia a cerca de um metro por segundo, com uma profundidade até à altura do tornozelo ou da anca”, disse Dietrich. 

   “Especula-se muito e há várias teorias sobre os canais de Marte. Esta é a primeira vez que realmente vimos rochas que foram transportadas por água. Já não estamos a especular sobre os sedimentos, estamos sim a observá-los directamente”, diz Dietrich . Os cientistas não conseguem precisar a idade exacta das rochas nem quando estes riachos correram, mas “terão vários milhares de milhões de anos”, indica John Grotzinger, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).

   O robô Curiosity é um complexo laboratório científico, capaz de se deslocar com facilidade sobre a superfície de Marte, recolher e analisar amostras e obter imagens mais detalhadas do planeta. Foi lançado no espaço a 26 de Novembro de 2011 e aterrou em Marte a 6 de Agosto de 2012. A sua missão principal é investigar se o planeta teve condições para a existência de vida microbiana, mas também o potencial de habitabilidade do planeta. Um rio de grandes dimensões poderia proporcionar um ambiente habitável. “Ainda que esta não seja a zona em que mais apostávamos para detectar material orgânico, acredito que já encontrámos o primeiro sítio potencialmente habitável”.



__________________________________
Adaptado de:
http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/robo-da-nasa-encontra-novas-provas-de-exist-1564969
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55692&op=all

Sem comentários: