23 maio 2013

Marcas Eternas: "Berkeley Pit, Montana (EUA)"

   A mina de Berkeley Pit é uma antiga mina de cobre a céu aberto que funcionou de 1955 a 1982, localizada em Butte, Montana (EUA).  Com mais de 1,6 km de comprimento, 1 km de largura e mais de 0,5 km de profundidade, esta resulta da da combinação de várias minas subterrâneas.


    Ao longo da sua vida activa, a mina extraiu cerca de 320 milhões de toneladas de minério de cobre e mais de 700 milhões de toneladas de resíduos de rocha. O cobre extraído foi utilizado na construção das linhas eléctricas dos EUA.



   Este é um dos locais mais contaminados do mundo. Em 1982, a mineradora ARCO encerrou as operações e desligou as bombas subterrâneas que retiravam a água do poço, levando à formação do lago tóxico, que já atinge uma altura de 270 metros de água. As suas águas são ácidas, com um pH de cerca de 2.5, e contêm altíssimas concentrações de metais pesados e produtos químicos tóxicos (cobre, ferro, arsênio, cádmio, zinco e ácido sulfúrico). Em 2020 é possível que estas águas poluídas atinjam os lençóis subterrâneos mais próximos.

   
   Actualmente, a Montana Resources Inc. opera nas suas margens, devido às concentrações de cobre. A mineração é feita directamente da água. Cerca de 13 milhões de litros de água são bombeados do ponto mais profundo, que passam por uma operação de filtragem que retira cerca de 1 milhão e 87 mil reais de cobre por mês. A água resultante rica em ferro é bombeada novamente para Berkeley Pit, criando uma cascata contaminada que pode ser observada na margem nordeste.




_______________
Adaptado de:

Sem comentários: