18 maio 2013

Marcas Eternas: "Mina Mir, Rússia"


    Aberta em 1957, a Mina Mir é uma antiga mina de extracção de diamantes a céu aberto localizada em Mirny, Sibéria, Rússia. Com 525 metros de profundidade e 1.200 metros de diâmetro, esta foi a primeira e mais ampla mina de diamantes da União Soviética, sendo a segunda maior cratera escavada no mundo após a Mina do Cânion de Bingham.


   Foi descoberta a 13 de Junho de 1955 pelos geólogos soviéticos Yuri Khabardin, Ekaterina Elagina e Viktor Avdeenk durante a maciça expedição de Amakinsky na República Autónoma Socialista Soviética de Iacútia. Este foi o primeiro caso de êxito na procura de kimberlito na Rússia. Khabardin recebeu pela descoberta o Prémio Lenin, uma das mais altas condecorações da União Soviética.

   A mina operou durante 44 anos, encerrando as suas actividades em Junho de 2001. Com o colapso da União Soviética, passou a ser administrada pela companhia Sakha, cujos relatórios oficiais detalhavam lucros anuais de mais de 600 milhões de dólares. A sua produção chegou aos 10 milhões de quilates de diamantes por ano (equivalente a duas toneladas), mas com o tempo a produção caiu para 400 kg por ano,


   Actualmente, o espaço aéreo sobre a mina está fechado para helicópteros devido à ocorrência de incidentes nos quais estas aeronaves foram sugadas pelo fluxo de ar descendente.



______________
Adaptado de:
-http://hypescience.com/marcas-eternas-16-minas-e-crateras-do-mundo-todo/
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Mina_Mir

Sem comentários: