20 junho 2013

1ª Saída de Campo do ENGEOweb - rescaldo



No passado dia 6 de Junho decorreu a primeira saída de campo, integralmente organizada pelo ENGEOweb, na região do litoral de Sintra. Apesar da manhã ter prometido um dia cinzento e triste, o sol acabou por brilhar e apadrinhar e abençoar esta estreia. Segue-se uma pequena amostra dos vários locais visitados ao longo do dia (em breve publicamos mais algumas fotos na nossa página do Facebook).



Oitavos (Cascais) foi a primeira paragem do dia, podendo ter sido observados o campo de lapiás, erosão diferencial entre rochas carbonatadas e as magmáticas (intrusivas) e as dunas consolidadas.


 Na Praia da Crismina os mais novos  puderam testar as suas aptidões na Geologia de Campo, nomeadamente na medição de atitudes, tudo com o objectivo de contar a história da região.



Por entre filões, orlas de metamorfismo e formas de alteração típicas de cada litologia, na Praia da Crismina foi, ainda, possível identificar várias figuras sedimentares.

Após um almoço que pouco mais adequado poderia ser (entre/sobre o caos de blocos graníticos perto de Janes), o Professor Nuno Leal discutiu algumas das teorias relativas à formação e composição da Serra de Sintra, com especial ênfase no ponto de vista geoquímico.



 A Saída terminou na Praia Grande do Rodízio, onde foram observados os rastos de dinossauros nos estratos calcários extremamente inclinados, podendo os alunos, com auxílio de ímanes, confirmar que a fracção negra das areias da praia não são poluição, mas sim minerais magnéticos.
 
Para o fim ficam os agradecimentos. A equipa ENGEOweb agradece o empenho e a boa disposição que os participantes foram demonstrando; afinal de contas foi para eles (e elas!) que trabalhámos. Como não podia deixar de ser, um enorme obrigado ao Professor Nuno Leal pela disponibilidade, paciência e fonte inesgotável de conhecimento. Por último, mas não menos importante, agradecemos o apoio prestado pelo Departamento de Ciências da Terra da FCT pela colaboração relativa ao transporte.


Um enormíssimo obrigado pelo fantástico dia e, para vós, a promessa: voltamos a ver-nos na 2ª Saída de Campo do ENGEOweb.

Sem comentários: