28 junho 2013

Reconhecimento de graus académicos entre Portugal e o Brasil


O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) estabeleceu, a 10 de Junho, um acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), entidade representativa das universidades federais brasileiras, que permitirá agilizar os processos de reconhecimento de graus académicos portugueses no Brasil nas áreas da Engenharia e Arquitectura. 

Este acordo abrange um conjunto de cursos de 15 instituições académicas portuguesas e de 14 brasileiras. A Ordem dos Engenheiros (OE) regozija-se com este importante passo, resultante das acções desenvolvidas pelo CRUP, e com o empenho diplomático do Governo português, mas também fruto das muitas iniciativas e da persistência da OE junto dos responsáveis políticos nacionais. 

Com o objectivo de permitir a mobilidade profissional, recorda-se o protocolo estabelecido em 2011 entre a OE e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Brasil (Confea), na presença do Primeiro-ministro português, que previa a viabilização da inscrição provisória dos Engenheiros portugueses naquela Associação Profissional de modo a permitir o exercício pleno da sua actividade no Brasil. Tal acordo não entrou em vigor por dificuldades enunciadas pelo Confea. A OE entende estarem agora criadas as condições para que o processo de registo dos Engenheiros portugueses no Brasil decorrera sem constrangimentos.

As universidades que estão abrangidas pelo acordo são: 

Universidade de Coimbra 
Universidade de Lisboa 
Universidade do Porto 
Universidade Técnica de Lisboa 
Universidade Nova de Lisboa 
Universidade de Aveiro 
Universidade do Minho 
Universidade de Évora 
Universidade dos Açores 
Universidade do Algarve 
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 
Universidade da Beira Interior 
Universidade da Madeira 
Universidade Aberta U
niversidade Católica Portuguesa 
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa


Info sobre o acordo AQUI!
________________________________________________________________________

Sem comentários: