06 julho 2013

Metalurgia vs Siderurgia

   A metalurgia é o estudo de metais, desde a extracção, fabricação, transformação (fundição e tratamento) até ao uso designado. Esta, pode ser dividida em cinco grupos:

  • Siderurgia
  • Produção de ferro-ligas
  • Fabricação de tubos
  • Metalurgia de metais que não contém ferro
  • Fundição



   A siderurgia apenas manuseia dois metais: o aço e o ferro fundido. Assim, as siderúrgicas são conhecidas como indústrias de base, uma vez que a maioria produz chapas ou barras metálicas, que servem de matéria principal para outras indústrias fabricarem o produto final utilizado diariamente.



   À semelhança das metalurgicas, primeiro o minério passa por um tratamento no qual as impurezas são eliminadas, fundindo a matéria-prima em altos-fornos. O aço é dúctil e deforma-se facilmente por meio de forjamento, extrusão ou até mesmo laminação. O ferro fundido é um metal mais frágil, contudo o seu baixo custo é um benefício, pois é facilmente fundido e originado a partir da sucata.

   As siderúrgicas (indústria do aço) movimentam fortunas e elevam o Pib de seus países. As maiores siderúrgicas do mundo estão espalhadas por países como Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Inglaterra.

Lista das cinco maiores siderúrgicas do mundo:
  1. Mittal Steel - Maior siderúrgica do mundo. O seu proprietário, Lakshmi Mittal, é o quinto homem mais rico do mundo segundo a lista Forbes. Mittal reinventou-se em tempos em que se acreditava que a indústria do aço estava em decadência. 
  2. Arcelor Mittal - Pode ser considerada parceira da primeira posição e segunda posição da lista de maiores siderúrgicas do mundo. Mittal também é proprietário de 45% das acções desta empresas.
  3. Nippon Steel  – Indústria japonesa fundada na década de 70. Tornou-se gigante em seu nicho e passou a apostar em outros mercados (siderurgia como área química, engenharia, novos materiais e soluções de sistemas).
  4. JFE Steel - Actua em diversos países, possuindo três principais centros de produção: duas siderúrgicas no este e oeste do Japão e uma em Chita, especializada em tubos de aço.
  5. Pohang Iron and Steel Company - Empresa coreana considerada uma das empresas chefes responsáveis pelo progresso do país.


__________________
Adaptado de:
-http://www.industriahoje.com.br/artigo/qual-a-diferenca-entre-metalurgia-e-siderurgia/
-http://www.industriahoje.com.br/artigo/as-10-maiores-siderurgicas-do-mundo/

Sem comentários: