20 setembro 2013

Barragem do Tua entra na segunda fase de construção


     A EDP iniciou a construção do paredão e da central hidroeléctrica da Barragem de Foz Tua. O empreendimento hidroeléctrico deve entrar em funcionamento em Setembro de 2016 com uma potência instalada de 252 megawatts, representando uma produção bruta de 667 gigawatts hora por ano.

    O director de projecto da Barragem de Foz Tua, Freitas da Costa, explica que terminou a primeira fase do empreendimento “que corresponde às escavações dos locais onde, agora, se está a iniciar a construção da super estrutura e da central hidroeléctrica”. “Ao mesmo tempo, está a fazer-se a montagem dos primeiros equipamentos que vão efectuar a produção de energia.

    Na construção da barragem, adianta, já foram investidos 137 milhões de euros, o que “corresponde a 37% do investimento previsto, que é de 370 milhões de euros.”

    O início da construção da barragem de Foz Tua levou a UNESCO, numa primeira fase, a incluir o Alto Douro Vinhateiro (ADV) na lista do património em risco. Mas o administrador da EDP Ferreira da Costa considera que o risco de desclassificação do Douro Património Mundial "está completamente ultrapassado".

_______________________

Sem comentários: