23 setembro 2013

Comemorações do Centenário do Nascimento do Engenheiro Manuel Rocha


No âmbito das comemorações do centenário do nascimento do Engenheiro Manuel Rocha (1913-1981), o LNEC está a promover um conjunto de iniciativas em homenagem ao seu antigo Director (1954-1974) e figura ímpar da engenharia portuguesa.



Esta efeméride não podia deixar de ser comemorada pelo LNEC, instituição que deve a Manuel Rocha o papel determinante que teve na sua organização e na criação de competências, de que resultou o reconhecimento do LNEC como uma instituição de referência no meio técnico e científico, a nível nacional e internacional.

O ponto alto das comemorações terá lugar no dia 8 de Outubro 2013, no Grande Auditório do Centro de Congressos do LNEC, integrando uma sessão evocativa e um seminário.

A sessão evocativa, que decorrerá da parte da manhã, conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e inclui a outorga dos Prémios de Investigação Manuel Rocha, a projecção de um filme sobre a vida e a obra do homenageado, produzido com o apoio da Ordem dos Engenheiros, o lançamento de quatro livros e uma conferência especial pelo Prof. Richard Goodman.

Durante a tarde realizar-se-á o Seminário “Aspectos de protejo, de construção e de exploração de barragens e obras subterrâneas”, domínios a que Manuel Rocha dedicou as suas capacidades, e para os quais tanto contribuiu.

As inscrições no Seminário são gratuitas e limitadas, sendo apenas necessário enviar um e-mail para cursos@lnec.pt, com o nome completo e contacto, até ao dia 6 de Outubro. Aos inscritos presentes será posteriormente enviado um certificado de participação.

Os participantes no Seminário poderão também assistir à Sessão Evocativa, que terá lugar da parte da manhã, sendo porém os lugares disponíveis no Auditório limitados.

Estarão disponíveis para aquisição, com desconto de 30%, os quatro livros lançados no âmbito das comemorações: “Manuel Rocha e o LNEC”, “Contribuição de Manuel Rocha para a mecânica das rochas e as fundações de barragens” e as novas edições dos livros “Mecânica das rochas” e “Estruturas subterrâneas" do Eng. Manuel Rocha.

Programa AQUI

Sem comentários: