27 setembro 2013

Reservas de água subterrânea encontradas no Quénia

   Uma exploração dos recursos hídricos subterrâneos, resultado do projecto Gridmap (Groundwater Resources Investigation for Drought Mitigation in Africa Programme) liderado pela UNESCO em parceria com o governo do Quénia e com o financiamento do Governo do Japão, identificou importantes reservas de água em Turkana, uma área devastada pela seca no norte do Quénia. 


   Foram identificados dois aquíferos - Lotikipi e Lodwar - utilizando tecnologia de satélite avançada, que combina detecção remota, sísmica e informação convencional de águas subterrâneas, para explorar e mapear a ocorrência de águas subterrâneas em grandes áreas em curtos períodos de tempo. A existência destes aquíferos já foi confirmada por perfuração, no entanto há necessidade de mais estudos para quantificar adequadamente as reservas e avaliar a qualidade da água.Também foram identificados três aquíferos adicionais em outras partes do Turkana, estes ainda não confirmados por perfuração.

   O Aquífero Lotikipi, localizado a oeste do lago Turkana (o maior lago deserto permanente do mundo), poderia por si só aumentar as reservas estratégicas de água do Quénia. O Aquífero Lodwar, embora de menor dimensão, poderá ser uma reserva estratégica para o desenvolvimento de Lodwar, a capital do Turkana.
   

   A secretária do gabinete do Ministério do Meio Ambiente, Água e Recursos Naturais do Quénia, Judi Wakhungu, disse que resultados foram um avanço científico para o país. Mencionou ainda que "As notícias sobre essas reservas de água chegam num momento em que o abastecimento de água confiáveis ​​são extremamente necessárias . Esta recém-descoberta de água abre uma porta para um futuro mais próspero para o povo de Turkana e da nação como um todo. Devemos agora trabalhar para continuar a explorar estes recursos de forma responsável e protegê-los para as gerações futuras".

   A vulnerabilidade e insegurança de água no Quénia, causados pelas chuvas irregulares e a influência de alterações climáticas, fazem com que de 41 milhões de habitantes, 17 milhões não tenham acesso a água potável e 28 milhões não têm saneamento adequado.

Judi Wakhungu

   O governo do Quénia anunciou o lançamento de um programa nacional de mapeamento de águas subterrâneas, o que ajudaria os governos na identificação e avaliação dos seus recursos hídricos subterrâneos.

________________________________
Adaptado de:

Sem comentários: