30 outubro 2013

Nautilus Minerals poderá avançar segunda exploração submarina em 2017

A empresa canadiana Nautilus minerals anunciou, neste mês de Outubro, que poderá avançar com uma segunda exploração submarina Mar de Bismark, na Papua-Nova Guiné no prazo de quatro anos.

O Projecto SOLWARA1 (fonte: Nautilus Minerals)
Apesar dos recentes atritos gerados pelas autoridades da Papua-NovaGuiné, tendo as autoridades internacionais acabado por dar razão à empresa canadiana, em entrevista  a uma rádio australiana, o CEO da Nautilus, Mike Johnson, afirmou que a empresa está pronta a avançar com a exploração subaquática de recursos cupríferos  e auríferos.

A tecnologia de exploração (fonte: Nautilus Minerals)
Impedimentos políticos à parte, o projecto Solwara1, cujo arranque estava originalmente programado para os últimos três meses deste ano, tem sido afectado pela queda dos preços do ouro e do cobre. Mike Johnson  desdramatiza e afirma que "pelo menos os problemas com as autoridades da Papua-Nova Guiné não afectaram a viabilidade comercial do projecto".

"Este projecto é, basicamente, uma exploração de cobre. Os preços do cobre continuam muito, muito apetecíveis." afirmava Johnson. Contudo, dados da Agência Reuters estimam que no final deste ano exista um excesso de 172.000t de cobre no mercado, prevendo que este atinja as 366.000t em 2014.

Mesmo com o aparecimento de dados desfavoráveis, o próximo ano parecer vir a ser prometedor para a Nautilus, que espera que o projecto Solwara se torne na primeira exploração comercial dos fundos marinhos a grandes profundidades.





______________________________________  
Referências: 
     www.mining.com
     www.911metallurgist.com


Sem comentários: