28 outubro 2013

Solo de Marte tem água

    O robô Curiosity da NASA permitiu descobrir que o solo de Marte é composto por cerca de 2% de água, o que dá esperança de hidratar os humanos que um dia explorem o planeta vermelho, anunciaram os cientistas.
Robô Curiosity, Fotografia © NASA / JPL-Caltech (Fonte: DNciência)
    A primeira amostra de solo marciano retirado pelo robô Curiosity revela a presença de materiais com grande percentagem de água. Os resultados foram publicados na revista Science em formato de um artigo especial com mais de cinco páginas dedicadas à missão do robô.

    "Um dos resultados mais interessantes desta primeira amostra solida é a revelação que existe água misturada com partículas do solo”, disse Laurie Lashin, autora do artigo e reitora do Rensselaer Polytechinic Institute. “Cerca de 2% do solo em Marte contem água, e isso é bem interessante”. "Nós víamos Marte como um deserto muito seco e embora isto não seja a quantidade de água que encontramos no solo da Terra (...) é substancial", A amostra também revela grande quantidade de dióxido de carbono, oxigénio e compostos de enxofre.

Amostra de solo de Marte, JPL-Caltech/NASA and MSSS (Fonte: PortalCiência)

  Segundo a mesma cientista, em 0,03 metros cúbicos de solo marciano, o que corresponde, aproximadamente, a um bloco com um pé de largura, altura e profundidade, é possível obter 0,47 litros de água.

    O robô Curiosity pousou na cratera Gale da superfície de Marte em 06 de Agosto de 2012. A sua missão era responder à pergunta: “já existiu vida em Marte, ao longo da sua história?” Para isso, o Curiosity foi carregado de equipamentos que são perfeitos para o processamento de amostras de rocha e solo, os chamados Analisadores de Amostras Marcianas (SAM- Sample Analysis at Mars). Dentro deles podemos destacar um cromatógrafo a gás e um espectrômetro de massa a laser. Estas ferramentas permitem que o robô identifique uma vasta gama de compostos químicos e determine as proporções dos diferentes isótopos de elementos essenciais existentes no planeta.

    No trabalho publicado com a participação de 34 pesquisadores, a amostra de solo marciano foi aquecida até 835ºC. Este procedimento permite uma melhor separação dos isótopos e identificação de elementos químicos. Os autores revelam que o solo marciano pode ser considerado lama. Entretanto compostos orgânicos que sugerem a evidência que o planeta já sustentou vida não foram encontrados.

    Para já, nenhuma agência espacial tem planos para enviar humanos a Marte, mas os Estados Unidos já disseram que pretendem fazer chegar lá os primeiros seres humanos por volta de 2030.

______________________________________
Adaptado de: 



Sem comentários: