22 novembro 2013

Observação de obras geotécnicas

A observação de obras geotécnicas nas distintas fases de vida de uma obra tem como principal finalidade a segurança. A observação é composta por 4 grupos:
1 – Avaliação do comportamento da obra; 
2 – Previsão do comportamento futuro; 
3 – Questões legais; 
4 – Evolução de técnicas e métodos de dimensionamento. 

Ancoragens  (Fonte)

Grandezas 
Para que sejam possível realizar a observação é necessário que existam dados, como tal há que saber quais as grandezas em causa e quais as suas consequências. Existam dois grupos de grandezas: as acções e as propriedades. 

No grupo das acções temos aquelas que são provocadas pelo peso próprio da estrutura, pela água, pelas sobrecargas, pelas acções sísmicas e outras acções dinâmicas e pelas acções térmicas. 
Por outro lado as propriedades são divididas em : mecânicas (resistências e deformabilidade); hidráulicas (permeabilidade); e térmicas (coeficiente de dilatação e condutividade).
As grandezas a medir por norma dizem respeito aos efeitos sentidos por determinadas acções e podem ser materializados por: deslocamentos (internos e externos (superficiais)), tensões e forças, pressões hidráulicas, níveis hidráulicos e caudais. 

Como fazer a observação 
A observação é realizada com recurso a dados que são adquirido em função do conteúdo, numa primeira instância, do plano de instrumentação, no qual estão referidos o tipo equipamentos, o seu número, a sua posição, etc.. No entanto para que a observação faça sentido, leia-se há segurança ou não, há que estabelecer critérios e modelos para a aferição da segurança. Portanto ao conjunto do plano de instrumentação e métodos e critérios para a avaliação da segurança denomina-se por plano de observação
Quando a complexidade da obra a projectar ou a construir aumenta há que optar por um plano de observação e controlo de obra, que de acordo com o Euro Código 7 §2.7 denomina-se por método observacional
O método observacional deve ser adoptado quando os modelos que existem não se adequam ao tipo de problema geotécnico em questão. Consiste na adaptação do projecto no decorrer da obra em função da resposta da estrutura. Antes do início da construção deverão ser estabelecidos os limites admissíveis para o comportamento, o plano de observação com tempo de resposta adequado, limites para o comportamento. Durante a obra a observação deve ser efectuada tal como foi planeada, e no caso de os resultados da observação excederem os limites de admissibilidade do comportamento, deve ser posto em prática o plano de contingência previamente estabelecido. São exemplos disso a consolidação de aterro sobre solos moles e o ajustamento do pré-esforço junto a uma escavação.

Sem comentários: