19 dezembro 2013

Hidratos de Metano: onde se formam?

   A produção de hidratos de metano é controlada por um conjunto de diferentes factores, tais como a temperatura, a pressão, a porosidade dos sedimentos, a salinidade da água do oceano, etc.

(Fonte: planeterde.de) 


   Estes formam-se unicamente em determinadas condições de temperatura e de pressão, que são necessárias para assegurar a sua estrutura sólida. Estas condições particulares encontram-se em duas situações bem definidas nos dois primeiros milhares de metros de profundidade: 
  1. Nos sedimentos do permafrost das latitudes polares e nas plataformas continentais do Árctico pouco profundas mas onde a temperatura é muita baixa; 
  2. Nos sedimentos submarinos dos taludes continentais até centenas de metros abaixo do fundo oceânico, em sítios onde a pressão é suficientemente elevada e a temperatura baixa (entre os 300 e 500m de profundidade, quando a pressão é superior a 50bars e a temperatura desce abaixo de 6ºC).
(Fonte: onip.org.br)
   A margem continental é um lugar privilegiado para a acumulação dos hidratos de metano, uma vez que são lugares de deposição e decomposição de grandes quantidades de matéria orgânica. Esta decomposição pode ter duas origens:
  • Decomposição bacteriana em condições anaeróbias da matéria orgânica dos sedimentos (mais frequente);
  • Decomposição térmica da matéria orgânica nos sedimentos situados a grande profundidade, normalmente superior a 1000 metros. 
   Os hidratos ocorrem em forma de nódulos, camadas finas, cristais reticulados difusos, às vezes em veios espessos mas raramente contínuos, cimentando os sedimentos da plataforma e do talude continental das margens activas ou passivas. As superfícies de progradação, os prismas de acreção sedimentar, as espessas acumulações prodeltaicas e de depósitos em glacis são meios sedimentares porosos ricos em biomassa em decomposição e em bactérias propícias à formação de hidratos.

____________________________________________
Adaptado de:

Sem comentários: