14 junho 2014

Sistemas cristalográficos: 6, 7 ou infinitos?

A pedido do DCT FCT-UNL, divulgamos a seguinte  palestra do Professor Jorge Figueiras, integrada nas actividades da FCT do Ano Internacional da Cristalografia e nas quais o Departamento de Ciências da Terra colabora.
 
 Sistemas cristalográficos: 6, 7 ou infinitos?
Jorge Figueiras (CREMINER, FCUL, http://creminer.fc.ul.pt)
Quarta-feira, 18 de Junho, 12:00 - Auditório da Biblioteca da FCT-UNL, Campus de Caparica
 
Nos seus aspectos mais elementares, a cristalografia geométrica é uma ciência que não apresenta dificuldades de maior; contudo, o carácter “evidente” de grande parte dos seus conceitos tem o efeito algo perverso de serem geralmente omitidas ou as suas definições ou discussões alargadas das suas implicações. A consequência é, geralmente, esses conceitos acabarem por ser relativamente mal conhecidos.

Um exemplo clássico desta situação é a noção, central em cristalografia geométrica, de sistema cristalográfico. Na generalidade das obras, o conceito é só parcialmente definido e é tratado sistematicamente tendo por base certas características geométricas relativas dos seus eixos que, sendo obviamente relevantes e geralmente suficientes para a maior parte dos usos a que o conceito é posto, não deixam de ser aspectos colaterais, quase extrínsecos, da noção de sistema em si. Não admira, pois, que nunca se tenha chegado a um consenso bem definido sobre quantos são efectivamente os sistemas que se devem considerar.

Na palestra, tentar-se-á perceber, sempre a nível elementar, o que é efectivamente um sistema cristalográfico, com a esperança de que desse aprofundamento sairá automaticamente quais os sistemas cristalográficos que devem ser usados e portanto, qual o seu número efectivo. Este caminho levar-nos-á a visitar longamente um outro conceito fundamental (e igualmente mal conhecido na sua essência) da Cristalografia geométrica, a simetria, e a investigar qual o seu papel na descrição rigorosa das estruturas cristalinas. No final constatar-se-á que a noção de sistema cristalográfico é afinal uma aplicação da noção de simetria a uma realidade matemática abstrata sem relação necessária com os cristais e será claro quantos sistemas devem ser considerados.

Sem comentários: