06 outubro 2010

Descobrir Portugal - Parte I

Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal
http://www.roteirodeminas.pt/





O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal tem como objectivo particular dar visibilidade a um conjunto de iniciativas que se encontram já em desenvolvimento, de enquadramento institucional, dimensões e características diferenciadas, relacionados com a problemática geológica e mineira. As iniciativas associadas ao roteiro são de carácter lúdico, cultural, pedagógico, científico, terapêutico, por exemplo: minas abandonadas ou em exploração; museus; curiosidades, paisagens naturais, centros I&D, etc.


A criação de uma plataforma na net, é um primeiro passo para lhes dar dimensão pública, para evoluírem, e afirmarem o interessante potencial que representam; apoiar o visitante fornecendo-lhes um vasto conjunto de informação apoiada em tecnologias de utilização cada vez mais generalizadas.
A informação disponibilizada é da responsabilidade dos parceiros que gerem os diferentes locais.

Os trabalhos em curso apontam ainda para a posterior criação de uma “Rede das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal”, procurando a troca de “boas práticas”; a qualificação da oferta; o desenvolvimento de actividades conjuntas cobrindo diversos domínios (formativas, informativas, promoção turística, científicas, lúdicas, etc.); tendo sequência na criação de um produto turístico sustentado numa lógica de criação de um “museu aberto”. O objectivo da rede constitui, sem dúvida, uma iniciativa mais vasta e ambiciosa.

Sem comentários: