07 fevereiro 2011

Primeiro mapa global da permeabilidade da superfície do solo

A cartografia, concretizada por cientistas americanos e europeus a partir de dados globais do tipos de rocha que compõem o solo, vai permitir melhorar as práticas de gestão do consumo de água e a modelação climática.


A água é um recurso básico cada vez mais escasso, sendo essencial geri-lo de forma responsável. Uma vez que a água subterrânea constitui 99% da água doce não-gelada do planeta, torna-se essencial conhecer as trocas desta reserva, que também alimenta rios e lagos, com a superfície.

Esta tarefa, será agora mais fácil depois da criação do mapa-mundo de permeabilidade da superfície do solo, uma iniciativa de cientistas americanos da Universidade de British Columbia em colaboração com investigadores da USGS, da Universidade de Hamburgo (Alemanha) e da Universidade de Utrecht (Holanda).

Baseando-se em dados dos tipos de rocha das diferentes regiões de globo os investigadores cartografaram, pela primeira vez, a permeabilidade do solo até 100m de profundidade, o que permitirá uma melhor gestão do consumo de água e contribuirá para melhorar a modelação climática.

Segundo Tom Gleeson, primeiro autor do artigo agora publicado “Usando os nossos dados e o mapa de permeabilidade podemos agora avaliar a sustentabilidade dos recursos de água subterrâneos bem como o seu impacto no clima no passado, presente e Futuro, à escala global”.

Até à data apenas existiam mapas de permeabilidade da superfície do solo relativos a áreas restritas e que avaliavam apenas os 1-2 metros de solo mais superficiais.

O mapa e os dados associados foram publicados na revista Geophysical Research Letters (número 38, volume 2).
________________
Fontes: Naturlink, Science Daily

Sem comentários: