23 junho 2013

Marcas Eternas: "Grasberg, Papua, Indonésia"

   A mina Grasberg é a maior mina de ouro e a terceira maior mina de cobre do mundo, localizada numa das áreas mais remotas de Papua Ocidental, na Indonésia, perto Puncak Jaya.


   Construída a 4100 metros acima do nível do mar, encontra-se dividida numa grande mina a céu aberto, uma mina subterrânea e quatro concentradores, onde no total trabalham cerca de 19500 funcionários.

 
   A mina pertence maioritariamente à companhia Freeport-McMoRan, que conduz as actividades de exploração, mineração e produção. Em 2006, produziu mais de 610.8 toneladas de cobre, 58.47 toneladas de ouro e 174.46 toneladas de prata.


   Gerados a uma taxa de 230 mil toneladas por dia, os rejeitos dos concentradores são objecto de grande preocupação ambiental. Grupos ambientalistas e cidadãos locais estão preocupados com a potencial contaminação de cobre e drenagem ácida dos rejeitos em zonas que cercam o rio, superfícies terrestres e águas subterrâneas. O escoamento ácido (cobre dissolvido) e o material mais fino são lavados nas cabeceiras do rio Wanagon, instalando-se ao longo do rio e seguindo para o oceano, continuando indefinidamente. 


_______________________
Adaptado de:
-http://hypescience.com/marcas-eternas-16-minas-e-crateras-do-mundo-todo/
-http://en.wikipedia.org/wiki/Grasberg_mine

Sem comentários: