18 junho 2013

O granito e Vila Pouca de Aguiar

Em Vila Pouca de Aguiar é produzido um quarto do granito extraído em todo país, rondando as 700 e 800 mil toneladas por ano. Apesar das quebras dos anos recentes, que rondam os 20%, a actividade mantém-se e, se há uma década apenas 10% do granito era transformado localmente, a percentagem ronda agora os 40%.

O “granito é o motor da economia local”, refere o vice-presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, adiantando que o “volume de negócios abrange, directa e indirectamente, um terço da população do concelho”.

Com mais de 60 empresas, o sector emprega cerca de duas mil pessoas e gera um volume de negócios na ordem dos 150 milhões de euros por ano.





“É uma mais-valia para o concelho”, refere, por seu lado, o presidente da Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), Domingos Ribeiro, dando nota que “a crise obrigou várias empresas à reestruturação”.

“As empresas estão a trabalhar agora de uma maneira mais cautelosa, porque o mercado reduziu, mas vão sair mais fortalecidas e vão superar a crise, pois conseguiram reduzir os custos de produção”, sublinha o empresário.

Portugal continua a ser o principal mercado de granito, que é também vendido para outros países da Europa (Alemanha, França Inglaterra), o Brasil e África.



Na região conhecida como “Capital do Granito”, são extraídos:

 


 Granito de Pedras Salgadas








Granito Cinza Telões 










Amarelo Real





 
Para descrição completa das características das rochas ornamentais ver: rop.ineti.pt

____________________
Fontes:
     rr.sapo.pt
     rop.ineti.pt

Sem comentários: