20 julho 2013

Túnel ferroviário submarino entre Espanha e Marrocos aprovado pela ONU

O Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) está a ponderar concretizar um antigo plano com 30 anos para a construção de uma ligação ferroviária submarina entre Marrocos e Espanha. Anteriormente abandonado por razões económicas, o projecto iria fornecer um elo crucial entre a Europa e o Norte de África.



O ECOSOC reuniu recentemente em Genebra para discutir esta e outras iniciativas – o túnel submarino com duas vias foi apontado por adeptos africanos e europeus como sendo uma vantagem económica, e até mesmo social, para ambos os continentes.

A Europa, fragilizada pela crise e pelas medidas de austeridade, poderia assim penetrar e impulsionar o mercado africano. Marrocos, mais do que qualquer outra nação norte-africana, tem feito grandes esforços para tornar o país favorável a investidores internacionais – este seria claramente mais um passo nesse sentido.

Já estão em andamento projectos de desenvolvimento arquitectónico, infra-estrutural e energético no país, embora nem sempre em prol da população rural – o projecto de transporte avaliado em €10 mil milhões (R$ 29 mil milhões) iria dar continuidade a esse impulso de progresso.
O túnel debaixo de água ligaria Punta Paloma, no sul da Espanha, ao Cabo Malabata, que fica a nordeste de Tânger, informa o Green Prophet.

No final da reunião anual, o ECOSOC elaborou uma convocatória aos Secretários Executivos das Comissões Económicas para a África e a Europa para que explorem o projecto. Se este avançar, a obra poderá estar concluída em 2025.

Fonte:

Sem comentários: