30 setembro 2013

Coliseu de Roma está a ficar inclinado como a Torre de Pisa

    O Coliseu de Roma sofreu um desnivelamento de 40 centímetros. Foi a esta conclusão que chegou a comunidade científica aquando da realização de um estudo à estrutura do monumento.

    Esta inclinação, que segundo o site do ABC, é conhecida por arqueólogos e historiadores, verifica-se na parte sul do Coliseu. Este fenómeno poderá deixar o Coliseu de Roma com uma aparência inclinada, tal como se sucede com a Torre de Pisa.


    As investigações feitas em torno de todo o monumento deverão ajudar a desvendar este enigma. Entretanto, e enquanto os resultados não são conhecidos, Fumagali, o arquitecto supervisor dos estudos, lembra um detalhe que contribui certamente para a inclinação do monumento: a passagem de carros e do metro nas imediações.


   Este responsável lembra que "os carros provocam mais danos do que o metro". E questiona: "Para quê submeter o monumento a esta vibração contínua?" Para Fumagali, carros, motos, autocarro turísticos e transportes públicos são o principal atentado contra a saúde do Coliseu. É que a trepidação é responsável pela formação de fissuras, a queda de estuque e gesso.

___________________

Sem comentários: