26 setembro 2013

Pequena ilha surge na costa do Paquistão após sismo

    As autoridades paquistanesas estão a investigar o aparecimento de uma pequena ilha na costa do Paquistão, um dia depois do sismo que abalou a província do Baluchistão, a sudoeste do país.
    O Baluchistão é a província mais vasta, a menos populosa e a mais pobre do Paquistão, mas o seu solo é rico em hidrocarbonetos e minerais.
Ilha formada
    Esta ilha tem cerca de 30 metros de comprimento, 76 de largura e 18 de altura, e emergiu perto de Gwadar, após o terramoto que destruiu dezenas de milhares de habitações em Awaran e se fez sentir na capital Karachi, onde vivem 20 milhões de pessoas, na Índia e no Irão. Segundo dados da ONU, 61 mil pessoas vivem num raio de 50 quilómetros do epicentro do sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter, registado às 16h29 de terça-feira (dia 24) (12h29 em Lisboa).


    O sul da província do Baluchistão está situado numa zona de cruzamento de placas tectónicas, ficando sujeito a uma intensa actividade sísmica. Brian Baptie, responsável pelo departamento de sismologia do instituto britânico de geofísica, explicou ao The Telegraph que a ilha será o resultado de um vulcão de lama, criado pelo movimento de gases presos no interior da terra que forçaram a subida à superfície de água de lama e pedras.

    “Os vulcões de lama são frequentemente provocados em certas zonas como resultado dos abalos durante os terramotos. Esse sacudir violento leva à libertação de lama e lodo que estão sob pressão no subsolo”, acrescentou o responsável.

_____________________

Sem comentários: