28 novembro 2013

Escócia aprova mina de carvão controversa

   As autoridades escocesas aprovaram, no dia 19 de Novembro, o desenvolvimento de uma vasta mina de carvão a céu aberto perto de Edimburgo, depois de um relatório ter anunciado que o projecto era de interesse nacional. Espera-se extrair desta mina 10 milhões de toneladas de carvão durante um período de 10 anos. 

   
   Depois de duas das grandes empresas de carvão da Escócia declararem falência, deixando dezenas de antigas minas a céu aberto em todo o país sem dinheiro suficiente para a limpeza, como tinha sido prometido, a mina em Cauldhall, perto Penicuik, é a primeira a ser proposta. A Scotland TV News relata que o pedido foi apresentado por Hargreaves, a mesma empresa que assumiu o controle da maior parte dos activos de carvão da Escócia.

   Os ambientalistas reagiram negativamente à decisão das autoridades, argumentando que a mina terá um enorme impacto sobre a comunidade local e que o trabalho de recuperação nunca será completo.

Fonte: edinburghnews.com

   Esta noticia vem após a chefe climática da ONU, Christiana Figueres, alertar a industria mundial de carvão para deixar as reservas de carvão debaixo do chão.

   A indústria de carvão do país oferece 4.500 empregos directos e indirectos, valendo 760 milhões dólares por ano. Contudo, a Escócia tem um dos mais avançados programas de energia limpa. O recorde de quantidade de energia renovável do país foi atingindo em 2012, com mais de 14600 gigawatts/hora. A meta do país é gerar 50% de sua energia proveniente de fontes renováveis até 2015 e 100 % até 2020. 

__________________________
Adaptado de:
http://www.heraldscotland.com/news/environment/plan-for-opencast-coal-mine-near-capital-set-to-be-approved.22709325

Traduzido por: Ana Gomes

Sem comentários: