10 novembro 2013

Geosfera - Geoparques e Património Mineiro

   As grandes idades da Humanidade (Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade do Ferro, Idade do Carvão e do Petróleo e Idade da Sílica) sempre estiveram directamente dependentes da exploração mineira de recursos geológicos para a sua posterior utilização.

   A enorme diversidade e quantidade de infraestruturas mineiras existentes na Europa, na sua esmagadora maioria abandonadas, constituem hoje um Património Cultural com elevadíssimo valor intrínseco. Estas ocorrências têm uma enorme capacidade de atracção do grande público, sendo locais ideais para a transmissão de conhecimento relacionado com as ciências da Terra, nomeadamente a problemática da exploração e a utilização sustentada dos recursos geológicos.


   O Parque Geológico e Mineiro da Sardenha (Itália) é um dos emblemáticos nesta área. Neste documentário, fala-se sobre a importância dos recursos minerais, descreve-se os processos naturais de mineralização, bem como o processo de prospecção e pesquisa dos depósitos minerais. Mostraremos exemplares do património geológico mineiro – as minas de ouro e as minas de volfrâmio, estas últimas no Geopark Arouca (Portugal - Regoufe e Rio de Frades). No Parque Geológico e Mineiro da Sardenha (Itália), vêem-se exemplos únicos da engenharia mineira como Porto Flavia, a Galeria de Henry e muitos outros túneis que constituem hoje o Centro Italiano da Cultura do Carvão e a Gruta de Santa Bárbara.

___________________
Retirado de:
http://www.rtp.pt/play/p960/e94344/geosfera

Sem comentários: