16 maio 2014

Palestra: "Carta Radiométrica de Portugal: Uma ferramenta de prospecção"

   No dia 20 de Maio, pelas 11 horas no Auditório do LNEG, em Alfragide, decorrerá a palestra "Carta Radiométrica de Portugal: Uma ferramenta de prospecção", apresentada pela Doutora Maria João Batista.

Fonte: http://www.scielo.br/img/revistas/rbg/v28n4/a11fig07.jpg

   A radiometria é um método de medição da radioactividade natural. Os átomos instáveis emitem partículas e energia no processo de decaimento radioactivo até atingirem a estabilidade. O método mais comum em prospecção radiométrica é a medição da radiação gama total que mede a totalidade dos isótopos radioactivos existentes na natureza. A espectrometria de radiação gama permite a discriminação dos radionuclídeos dos elementos cuja abundância de radiação gama é detectável em aparelhos, ou seja, K%, eU (ppm) e eTh (ppm).

   As medidas radiométricas tiveram início nos anos de 1950 com o início da prospecção de urânio em Portugal. Em meado dos anos de 1980 iniciou-se a compilação da informação radiométrica existente com vista à elaboração de cartas 1: 200 000. Nesse sentido, houve necessidade de proceder a calibração de dados e transformação de informação diferenciada por método de recolha. Como cada um destes métodos é feito com um aparelho diferente, foi necessário obter resultados comparáveis entre levantamentos através da sobreposição de medições com métodos diferentes, a compilação e homogeneização dos dados teve várias fases e a última iniciou-se em 2010. A carta radiométrica de todo o país à escala 1:500 000, após mais uma verificação de erros, foi feita com 841 440 medições de contagem total. 


   A Doutora Maria João de Almeida Farinha Batista concluiu, em 1992, a sua licenciatura em Geologia - Ramo Científico na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra . Em 1995 obteve o grau de Mestre em Geoquímica pela Universidade de Aveiro. Em Julho de 2003 obteve o grau de Doutor pela Universidade de Aveiro. No âmbito da sua actividade na área de geoquímica ambiental, cartografia geoquímica e prospecção geoquímica, participou e participa em projectos nacionais financiados pela FCT e prestações de serviço a empresas. Participou e participa em projetos internacionais financiados por programas da EU e pelo IPAD em Moçambique. É autora e co-autora de diversas publicações.


A inscrição é gratuita mas obrigatória, podendo ser realizada AQUI.


___________________________________________________
Adaptado de:

Sem comentários: