19 novembro 2011

Cemitério de baleias com mais de 7 milhões de anos



Uma equipa de paleontólogos descobriu, no Chile, um cemitério de baleias com mais de sete milhões de anos composto por cerca de 80 fósseis. O achado foi feito no deserto de Atacama, perto da cidade de Caldera, a aproximadamente 869 km de Santiago, capital chilena.

De acordo com os especialistas, a maioria dos esqueletos estava preservada integralmente em rochas sedimentares e entre os fósseis estavam três que aparentavam constituir uma família com pai, mãe e bebé.

Estas baleias são antepassados das actuais e fazem parte dos Períodos Plioceno e Mioceno, da Era Cenozoica. Sol Squire, um dos paleontólogos envolvidos, disse à Sky News que "a descoberta tem grande importância a nível global. Nunca houve outra semelhante em termos de tamanho ou diversidade" na América do Sul.

Desde Maio que a equipa tem vindo a retirar, muito cuidadosamente, os fósseis das rochas onde estes se encontravam, mas só agora a descoberta foi partilhada com o mundo. Durante as investigações, os palentólogos acharam também partes de esqueletos de tubarões, golfinhos e focas.

O governo chileno planeia agora construir um museu para futuramente hospedar esta coleção.

___________________________________

Fonte/Source:
Boas Notícias - http://www.boasnoticias.pt/noticias_Encontrados-fósseis-de-baleias-com-milhões-de-anos_8830.html

Sem comentários: