26 março 2012

Galp descobre gás natural em Moçambique



Galp Energia anunciou hoje uma nova descoberta de gás natural de grande dimensão no poço Mamba North East-1, em Moçambique.

"Os resultados deste poço, perfurado na parte leste da Área 4, são de especial importância, uma vez que aumentam os recursos dos reservatórios naquela área em pelo menos 10 biliões de pés cúbicos (tcf), dos quais 8 tcf estão localizados exclusivamente em reservatórios na Área 4", destaca a empresa que é parceira do consórcio para a exploração daquela área na bacia do Rio Rovuma, no offshore de Moçambique.

Segundo acrescenta em comunicado, "esta nova descoberta aumenta o potencial estimado de gás no complexo Mamba na Área 4 para, no mínimo, 40 tcf de gás no jazigo", e faz subir os recursos in place atribuíveis à Galp Energia em Moçambique para mais de 110 biliões de metros cúbicos (bcm). Em Portugal, o consumo de gás natural totalizou 5 bcm em 2011.


"Moçambique vai definitivamente tornar-se um produtor de gás natural incontornável a nível mundial", sustenta a Galp Energia, adiantando que "o plano de perfurações prevê a realização de quatro novos poços ainda este ano".


De acordo com a empresa portuguesa, que detém uma participação de 10% no consórcio que explora a Área 4, cabendo 70% à ENI (operadora), 10% à KOGAS e 10% à ENH, o poço descoberto contém um total de 240 metros de reservatório de gás natural em areias oligocénicas e eocénicas de elevada qualidade e provou a continuidade e a comunicação de pressão com os poços Mamba South-1 e Mamba North-1.


Localizado a 50 quilómetros da costa de Cabo Delgado, com uma altura de água de 1848 metros, o poço Mamba North East-1 atingiu já uma profundidade total de 4560 metros e encontra-se cerca de 15 quilómetros a nordeste da descoberta Mamba South-1 e a 12 quilómetros a sudoeste da descoberta Mamba North-1.
Durante 2012, o consórcio que integra a Galp Energia pretende perfurar quatro poços adicionais em estruturas próximas, "de modo a inferir o potencial adicional de recursos no complexo Mamba".

Adaptado de:

Sem comentários: