05 janeiro 2013

Japão e as terras raras - possível resposta às suas necessidades

Japão vai investigar terras raras no Oceano Pacífico.




"O Governo nipónico vai este mês começar a investigar uma área do fundo do mar no sudeste do Japão, onde um grupo de investigadores japoneses disse ter localizado reservas de terras raras, informou hoje a televisão pública NHK."

Terras raras são um tipo de minério muito raro, como diz o nome, e de elevado interesse económico. A sua procura é algo que move o interesse de muito países e aqui temos a prova. É utilizado no fabrico de componentes importantes de produtos de alta tecnologia e como não poderia deixar de ser o Japão, apresenta taxas elevadas de procura deste "material".

"Em Junho do ano passado, um grupo liderado pelo professor professor Yasuhiro Kato, da Universidade de Tóquio, anunciou ter detectado importantes depósitos que, a julgar pela concentração de terras raras nas amostras obtidas, poderiam corresponder a umas 230 vezes o consumo anual do Japão." - Vejamos, estes dados apontam para que, esta potência mundial, deixe de ter necessidade de importação, passando a ser um dos maiores exportadores de terras raras a nível mundial, senão o maior. Dados de 2009, afirmam que o Japão tinha um consumo anual de 32.000 ton., que de certo aumentou, confrontando com as 63.000 ton. da China, vejamos que a China, na data apresentava um exportação de 120.000 ton/ano, como maior exportador a nível mundial, o Japão passa de um país importador da matéria prima ao maior exportador no mercado mundial, dependendo da sua politica de gestão de recursos.

"A agência japonesa de ciência e tecnologia enviará nas próximas semanas um navio para a zona, situada nas proximidades da ilha de Minami Torishima, a 1.800 quilómetros a sudeste de Tóquio. A equipa a bordo do barco extrairá sedimentos à profundidade de 5.600 metros e analisará a tipologia, densidade e distribuição das terras raras que venha a detectar."

Zona económica exclusiva do Japão e localização da ilha Minami Torishima 

Sem comentários: