21 junho 2013

Spin-off da Univ. do Minho desenvolve ferramentas inovadoras na prospecção

   No âmbito do projecto PROSP, a Sinergeo (spin-off da Universidade do Minho) está a desenvolver ferramentas inovadoras para a prospecção e detecção de pegmatitos graníticos, rochas que incluem minerais utilizados no sector das novas tecnologias.


   “Estamos a trabalhar na base da cadeia de valor, isto é, tentando contribuir para a facilitação do acesso à matéria-prima proveniente de jazigos pegmatíticos, que incorpora vários produtos de alta tecnologia à venda em todo o mundo. O tântalo é, por exemplo, um dos metais provenientes de pegmatitos mais usado nos telemóveis”, explica o coordenador Bruno Pereira. E acrescenta: “Com esta abordagem, um dos objectivos é proporcionar às empresas de exploração mineira a implementação de uma metodologia em que seja necessário menos investimento numa fase inicial da prospecção”. 

   Os métodos em desenvolvimento recorrem à prospecção geológica auxiliada pela análise distanciada e por técnicas de detecção remota, através de sensores multiespectrais, integrando em simultâneo dados de levantamentos espectrais no terreno, levantamentos geológicos de detalhe, bem como informação sobre as características estruturais, morfológicas, morfométricas, petrográficas, químicas e espectrais dos minerais e rochas em estudo.

   “As ferramentas de análise distanciada e detecção remota são normalmente desenvolvidas para a prospecção de jazigos minerais, que têm elevado valor económico e para os quais existe um grande investimento financeiro em actividades de prospecção. O mesmo não acontece com os aparelhos pegmatíticos, algo que com projectos como o PROSPEG se tenta mudar”, adianta Bruno Pereira.
   Além disso, o trabalho contempla o estudo das combinações espectrais típicas pegmatíticas, área inovadora de investigação, fruto das combinações mineralógicas específicas deste tipo de rochas, bem como a criação de acervos dedicados ao tema.


   Estas técnicas poderão contribuir de forma indirecta para o abastecimento dos mercados mundiais, para além de facilitar o acesso a áreas de minério actualmente inacessíveis. Os resultados preliminares da investigação já foram apresentados em conferências internacionais, nomeadamente nos EUA e na Turquia. 


Artigo AQUI


______________________________
Adaptado de:

Sem comentários: