04 setembro 2013

Artista plástico usa a poluição das minas de carvão na criação das suas obras

 O artista norte-americano John Sabraw é um activista ambiental que está a chamar a atenção com a sua invulgar técnica de pintura: a poluição gerada pelas minas de carvão desactivadas.


   A técnica foi inventada com a ajuda do Engenheiro Gui Riefler, Universidade do Ohio, que descobriu que o minério de ferro e outros metais pesados (resultantes da queima do carvão) formam uma lama colorida e brilhante quando entram em contacto com a água. A técnica permite a extracção de pigmentos retirados dos poluentes da lama que, quando secos, podem ser usados em pintura a óleo.

   "Dezenas de camadas de cores diferentes misturadas com diferentes viscosidades são justapostas, sobrepostas e mescladas. São então coaguladas para interagir com o ar, a temperatura e a humidade do meio ambiente por dias, semanas e meses", explica o artista.


   As tintas têm sido utilizadas em quadros da colecção Chroma que, segundo o artista, focam o fenómeno natural, o ecossistema terrestre como um todo e o nosso papel. O objectivo final desta colecção é sensibilizar os fãs desta arte para o ambiente e, com as verbas da comercialização dos quadros, limpar espaços degradados pela poluição.








________________________
Adaptado de:
-http://greensavers.sapo.pt/2013/09/02/artista-plastico-usa-poluicao-das-minas-de-carvao-desactivadas-para-desenhar-quadros/

Sem comentários: