03 setembro 2013

Descoberto fóssil de escorpião com 350 milhões de anos

Um fóssil de um escorpião com 350M.a., o mais velho animal terrestre que viveu no super-continente Gondwana, foi descoberto na África do Sul, anunciou hoje a Universidade de Witswatersrand, em Joanesburgo.

Esta espécie de escorpião, baptizada de Gondwanascorpio emzantsiensis, foi descoberta na África do Sul e é a mais antiga forma de vida alguma vez encontrada em terra firme, no hemisfério sul. 
 




A espécie, baptizada como Gondwanascorpio emzantsiensis, é a mais antiga forma de vida alguma vez encontrada em terra firme, no hemisfério sul, informou a universidade, em comunicado.

O escorpião, cujo fóssil foi descoberto perto de Grahamstown, na província da Cidade do Cabo, viveu no fim do período Devónico (há, aproximadamente, entre 416 a 359 milhões de anos atrás).

Há 600M.a., Gondwana era um supercontinente, situado sobretudo no hemisfério sul, compreendido pelas actuais América do Sul, África, Antárctida, Península Arábica e o subcontinente indiano, tendo estas "peças" começado a  dividir-se no Jurássico, há 160M.a..

Segundo Robert Guess, professor do Instituto de Estudos da Evolução na Universidade de Witswatersrand, não havia, até agora, "qualquer prova" de que Gondwana "tivesse sido habitado por animais invertebrados naquela época".

Como se sabe, a vida na Terra terá surgido inicialmente nos oceanos, partindo posteriormente para a conquista da terra, pouco a pouco, a partir de 420 milhões de anos, primeiro com plantas e, depois, com animais invertebrados.

Formas semelhantes de vida, mais antigas, foram descobertas na Laurásia, que reagrupava as atuais Ásia, Europa e América do Norte. "Sabemos agora que, no fim do Devónico, tanto Gondwana como Laurásia tiveram um ecossistema terrestre complexo, com invertebrados e plantas e dotado de todos os elementos necessários à vida de vertebrados terrestres, que apareceram perto desta época ou pouco depois", assinalou o investigador Robert Guess.
_______________________________________
Texto corrigido de: Expresso.pt

Sem comentários: