20 outubro 2013

Descoberto mais antigo ancestral das aranhas, com 520 MA

A equipa liderada por Nicholas Strausfeld, da Universidade de Arizona, nos Estados Unidos e Gregory Edgecombe, do Museu Natural de Londres, afirmam ter descoberto o fóssil do mais antigo ancestral conhecido dos quelicerados, subfilo que inclui aranhas, escorpiões e o caranguejo-ferradura. O estudo divulgado pela revista Nature, indica que esse grupo de animais surgiu há pelo menos 520 milhões de anos.

Fóssil de ancestral das aranhas e escorpiões descoberto na China

O fóssil do animal com cerca de 3 centímetros, foi encontrado no sudoeste da China, sendo chamado de Alalcomenaeus. Este fóssil chamou a atenção dos investigadores, por ter o sistema nervoso bem preservado.
Pertence ao extinto grupo dos megacheira (“grandes garra” em grego), que possuíam dois grandes apêndices na cabeça, que lembravam um par de tesouras.
"Agora sabemos que os megacheira tinham sistemas nervosos centrais muito similares aos do caranguejo-ferradura e dos escorpiões modernos" afirma Nicholas Strausfeld. "Isso significa que os ancestrais das aranhas e os seus parentes viveram lado a lado com os ancestrais dos crustáceos no Câmbrico Inferior".
Os cientistas encontraram também características similares entre os apêndices deste animal e as presas das aranhas, indicando isto que aranhas evoluíram do animal descoberto.
Os cientistas afirmam que “a descoberta é entusiasmante porque mostra que os mandibulados (grupo ao qual os crustáceos pertencem) e quelicerados já estavam presentes com duas trajectórias evolutivas distintas há 520 milhões de anos, o que significa que o seu ancestral comum deve ter existido muito antes disso".

Adaptado de:
http://noticias.terra.com.br
http://www.ionline.pt

Sem comentários: