25 outubro 2013

Formação rochosa descrita por Darwin ameaçada pela construção de complexo portuário

9 de Abril de 1832. O naturalista britânico, hoje mundialmente famoso pela sua Teoria da Selecção Natural, Charles Darwin encontra-se no Brasil a propósito da sua expedição a bordo do HMS Beagle. É neste dia que Darwin faz as primeiras descrições de beachrocks em terras brasileiras, que em 1841 viriam seriam publicadas com o título "On a remarkable bar of sandstone off Pernambuco, on the coast of Brazil". A existência de beachrocks na praia de Jaconé, passou, no entanto,  despercebida por mais de 150 anos, uma vez que acabaram por não ser publicadas.

Os afloramentos rochosos em causa ganham particular  relevância por terem sido descritos por Charles Darwin, em 1832. (fonte: Folha de S. Paulo)

181 anos volvidos e Jaconé, a faixa de areia entre as praias de Ponta Negra e Saquarema que abriga os afloramentos referidos por Darwin, está prestes a mudar. Para esta área turística e pesqueira do município de Maricá está projectado um complexo portuário com estaleiro para reparação de navios e um armazém para gás e petróleo (em cavernas subterrâneas). 

Para a construção de um quebra-mar está projectada a escavação de um maciço rochoso, aproveitando-se as cavidades para armazenamento de gás e petróleo.

Para viabilizar o projecto da DTA Engenharia, a Câmara Municipal de Maricá precisará retirar do local o status de área de protecção ambiental.

Com a Petrobras, a DTA planeia construir uma base para a produção de gás natural do pré-sal, a Rota 3, que abastecerá o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). 

Os prailitos ocorrem ao longo de 1,1km de praia. (fonte: Folha de S. Paulo)
O projecto, de 20 biliões de dólares americanos, pretende utilizar o gás natural como matéria-prima para produtos petroquímicos, que serião, então, exportados a partir do porto. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Maricá, Fabiano Filho, a votação deve ocorrer em breve. "Será bom para o município", afirma.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, apoia o projecto. "Preocupo-me com as pedras de Darwin, mas me preocupo muito mais com emprego e renda das pessoas", afirma.

Para Kátia Mansur, co-autora de um trabalho que será usado no pedido à UNESCO para tornar a área património da humanidade, os prailitos têm importância global e valor científico, cultural, didáctico e ecológico. "É uma perda. A gente não aceita que não tenha lugar melhor para esse porto."

Os afloramentos descritos por Darwin permitiram, por exemplo, determinar o nível da maré há 4000 anos e identificar as formações chamadas como Sambaquis da Beirada, usadas por homens pré-históricos.

O presidente da DTA, João Acácio de Oliveira, disse desconhecer a ocorrência de beachrocks no local, tendo contratado a empresa Arcadis-Logos para fazer o licenciamento ambiental e apontar o impacto na região.
O que são as «beachrocks» e a sua importância. (adaptado de: Folha de S. Paulo)
No documento que pretendem enviar à UNESCO pode ler-se: "a ocorrência se constitui como patrimônio geológico do tipo geomorfológico, sedimentar, paleoambiental, petrológico, além de arqueológico e contextualizado na história da ciência. Tem importância internacional e valor científico, cultural, didático e ecológico.
______________________________________
Referências:
     Folha de S. Paulo
     Beachrock de Jaconé, Maricá e Saquarema - RJ: importância para a história da ciência e para o conhecimento geológico (2011) - LINK

Sem comentários: