26 outubro 2013

Sismo de 7,3 de magnitude na região de Fukushima

    O USGS registou, ontem, um sismo de 7,3 de magnitude na região de Fukushima, no Japão. A central nuclear foi evacuada e houve um alerta de tsunami, já levantado.

Localização da região epicentral (Fonte: BBC News)
    O sismo teve lugar às 2h10 locais (17h10 de Lisboa) e teve epicentro a 10 quilómetros de profundidade e a 320 quilómetros de Ishinomaki, cidade localizada na província de Miyagi a cerca de 120 quilómetros de Fukushima.

    A região de Fukushima foi a mais afectada por um sismo que ocorreu a 11 de Março de 2011 e que provocou danos na central nuclear que lá funciona. Por isso, após o sismo de hoje, houve ordem para evacuar a central nuclear. Segundo a estação de televisão NHK, não há registo de anomalias na central.

    Após o sismo foi emitido um alerta de tsunami, tendo-se registado depois uma pequena vaga de 30 centímetros na região de Miyagi. Os habitantes das regiões da costa foram aconselhados a deslocarem-se para zonas mais altas. Cerca das 20h00, o alerta de tsunami foi levantado.

    De acordo com o Centro de alertas de tsunami do Pacífico, o sismo teve uma intensidade de 7,5 de magnitude, mas o USGS avança que teve 7,3.

_______________________________________


Sem comentários: