21 outubro 2013

Zeólito da Etiópia elimina o flúor da água

O Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) de Espanha, em colaboração com a Universidade de Addis Abeba (Etiópia), patenteou um material para a purificação da água, o processo consiste na eliminação do flúor da água, através de um tipo de zeólito muito abundante na Etiópia, a estilbite, mineral da classe dos silicatos, composto por alumínio, cálcio e sódio, que apresenta uma cor branca quando puro.

Mineral de estilbite

A ingestão excessiva de flúor pode provocar anomalias como a fluorose dentária e esquelética. Em doses baixas este elemento pode até reforçar ambas as estruturas, mas em grandes doses tem o efeito contrário tornando-as mais débeis e quebradiças.


A principal vantagem em usar este mineral em relação a outros eliminadores de flúor, centra-se no facto de existirem grandes quantidades de estilbite por explorar na Etiópia e o tratamento necessário para criar o material purificante ser bastante simples e barato.
 O método utilizado consiste em promover o crescimento controlado de hidroxiapatite nanoporosa sobre a superfície do mineral, processo que se desenvolve facilmente devido ao alto teor em cálcio que a estilbite possui e da sua topologia. Uma vez obtida a hidroxiapatite, o passo final consiste apenas em submergi-la na água a descontaminar.
Actualmente está a ser estudada a viabilidade da exploração dos depósitos de estilbite na Etiópia. A elevada pureza em que o mineral se encontra, parece tornar viável a sua extracção e exploração.


Adaptado de:

Sem comentários: