13 novembro 2013

LNEG integra consórcio em Angola

   O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) integra um dos três consórcios que assinaram contratos com Angola para a execução do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO).

Fonte: Angola25horas

   Os consórcios são dirigidos pela empresa chinesa CITIC, pela empresa brasileira Costa Negócios/Topocart e pela empresa espanhola Impulso. A escolha das empresas e instituições foi feita em concurso internacional e a área total de intervenção corresponde à totalidade da superfície do país, com excepção de Cabinda.

   O LNEG e o Instituto Geológico Minero de España (IGME) participam no consórcio dirigido pela empresa espanhola Impulso Industrial Alternativo (Impulso). Com um contrato de 85 milhões de euros, este consórcio irá desenvolver as suas actividades na zona 3 (províncias do Huambo, Benguela, Bié, Cunene e Namibe), situada a sudoeste, o que representa 37,5% do total do território da República de Angola.
   As actividades a desenvolver abrangem diferentes programas básicos e subprogramas: levantamento aerogeofísico, levantamento geológico-geoquímico, cartografia geológica a diferentes escalas, mapas de minerais metálicos, mapa de minerais para a construção civil e actualização dos mapas hidrogeológicos.

   O PLANAGEO, que transcende os aspectos puramente económicos, visa proporcionar uma melhoria para a sociedade angolana através de um progresso no desenvolvimento do conhecimento dos seus recursos minerais. No prazo de cinco anos, o objectivo é concluir o registo e mapas completos sobre os recursos minerais existentes, criando um instrumento que permitirá a Angola conhecer o potencial mineiro do país, determinar o que existe, em que quantidades e onde. 

   Durante a duração deste plano será ainda desenvolvido um amplo programa de educação e formação em diversas áreas das geociências, tais como: cartografia, geoquímica, metalogenia, minerais industriais, hidrogeologia, sistemas de informação geológica, exploração de recursos e desenvolvimento sustentável, extracção de minerais e meio ambiente.



_________________
Adaptado de:
http://www.lneg.pt/divulgacao/noticias-institucionais/260
http://www.diarioimobiliario.pt/actualidade/lneg-realiza-a-cartografia-geologica-e-mineira-de-angola/
http://jornaldeeconomia.sapo.ao/infraestrutura/diagnostico-do-sector-mineral-arranca-brevemente

Sem comentários: