18 novembro 2013

Seminário de apresentação do projecto PanGeo

   O Laboratório Nacional de Energia e Geologia irá realizar, no dia 19 de Novembro pelas 9h30, um seminário de apresentação do projecto PanGeo, no Auditório Carlos Ribeiro (Alfragide, LNEG). 

Fonte: pangeoproject.eu

   Este seminário, dirigido a todos os interessados em perigosidade e riscos naturais, em especial a investigadores, geocientistas, autarquias e a todos os responsáveis pela gestão e mitigação de riscos naturais, tem como objectivos:

  • Divulgar o projecto PanGeo e os seus objectivos;
  • Apresentar casos de estudo na Europa;
  • Apresentar a tecnologia InSAR aplicada à medição de movimentos activos do solo e sua aplicação na gestão da perigosidade geológica.

Programa

9h30 - Recepção e abertura – Prof. Machado Leite, Vogal do Conselho Diretivo do LNEG

10h-11h - "PanGeo Project: Implementing Remote Sensing technology to monitor ground motion" - Clement de Alcala, Altamira Information

11h-11h30 - Intervalo

11h30-12h - "A detecção de deformações tectónicas por Interferometria Radar" - Prof. João Cabral, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

12h-12h30 - "Apresentação dos resultados do Projeto PanGeo na zonas de Lisboa e Faro" - Teresa A. Cunha, LNEG

12h30-13h - Discussão e encerramento.


A inscrição é gratuita mas obrigatória, devendo ser realizada preenchendo e submetendo o seguinte formulário.


   O projecto PanGeo, que envolve a participação de 27 países europeus, tem como objectivo permitir o acesso livre e gratuito, pela internet, à informação sobre a perigosidade geológica.

   Os fenómenos naturais ou induzidos pela actividade humana que tornam o solo instável põem em causa a segurança das populações e podem acarretar elevados custos materiais e humanos. O projecto PanGeo pretende contribuir para a redução destes riscos e para melhorar a tomada de decisão. Este objectivo foi conseguido através da construção e validação de um layer de dados a partir da síntese dos dados de riscos geológicos fornecidos pelo estudo das 52 maiores cidades listadas no GMES.

   Os principais utilizadores deste projecto serão as autoridades locais e regionais, os institutos de geociências, as universidades e os decisores políticos, preocupados com a avaliação e comparação de risco geológico no espaço europeu.

Página do projecto AQUI

_______________________
Adaptado de:
http://www.lneg.pt/divulgacao/destaques/157
http://www.lneg.pt/iedt/projectos/328/

Sem comentários: