17 março 2014

"Caulinos sedimentares em Portugal: ocorrência, características e áreas potenciais"

   No próximo dia 21 de Março, pelas 16 horas, realiza-se a palestra "Caulinos sedimentares em Portugal: ocorrência, características e áreas potenciais" pelo Doutor José Vitor Lisboa e Mestre Rui Sardinha. A apresentarão o tema será realizada no Auditório do LNEG, no Pólo de Alfragide.


Centro de Exploração de Caulino em Albergaria dos Doze, Pombal (Fonte:Argilis)

   Os caulinos sedimentares constituem uma matéria-prima utilizada essencialmente na indústria cerâmica e embora actualmente constituam a principal fonte deste tipo de argila, como recurso, encontra-se ainda pouco estudado em Portugal. Nesta palestra é feita uma caracterização geral dos caulinos sedimentares no país, são definidas as áreas/unidades geológicas potenciais para a sua ocorrência e é avançada uma estimativa do montante deste recurso.

   O Doutor José Vítor Lisboa é Investigador Auxiliar do LNEG, na Unidade de Recursos Minerais e Geofísica. É doutorado em Geociências e exerce actividade desde 1993 na área dos recursos minerais não metálicos com incidência na cartografia e caracterização destes recursos e estudo de fracturarão de granitos para fins ornamentais. Actualmente tem como interesses de investigação principais a caracterização de matérias-primas cerâmicas.

   O Mestre Rui Sardinha é Bolseiro de Investigação Científica desde 2009. Licenciou-se em 2008 em Engenharia Geológica na Universidade de Évora e mais recentemente obteve o diploma de Mestre. Tem desenvolvido trabalhos nas áreas da cartografia temática de rochas ornamentais, cartografia e caracterização de matérias-primas argilosas.



A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser efectuada através do seguinte formulário de inscrição.


_________________________________
Adaptado de:
http://www.lneg.pt/divulgacao/destaques/170

Sem comentários: