14 abril 2014

Recursos portugueses atraem possível investimento chileno


O potencial mineiro português parece ter aguçado o apetite de um dos maiores exportadores da indústria extractiva mundial: o Chile.

Fonte oficial do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE) adiantou ao SOL que o Governo tem mantido conversações com investidores deste país: "Já se registaram contactos de empresários chilenos a quererem investir em Portugal, designadamente através de parcerias para a prospecção de diversos minérios".


O interesse chileno aparenta ter ficado mais definido esta semana, após a passagem por Portugal de um dos principais empresários da indústria mineira do país, Pedro Del Campo Toledo. Ao SOL, admitiu que há oportunidades por explorar. “Somos um país com ADN mineiro. Portanto, haverá certamente empresas interessadas em investir em Portugal”.

O empresário manteve encontros com gestores portugueses, com o intuito de captar novas parcerias para a indústria chilena. E marcou presença num encontro promovido pela Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas (ANEME).

As empresas portuguesas têm reputação de serem sérias. E Portugal tem muito prestígio em áreas como a energia, infra-estruturas, metalomecânica, manutenção, tecnologia de informação, certificação ou gestão de projectos. Os sectores em que procuramos parcerias”, detalhou.

Um novo passo para estabelecer acordos de parceria será dado em Junho, quando uma missão de empresários portugueses visitar o Chile. Este país tem em curso mais de 50 projectos de investimento no sector, no valor de 100 mil milhões de dólares até 2020. A indústria mineira representa 60% do total das exportações do país da América do Sul, sendo o Chile responsável por um terço da produção de cobre em todo o mundo.

Por estas razões, “convidamos as empresas portuguesas a visitarem as nossas minas em Junho. Há muitas oportunidades no nosso país. É muito importante irem ao terreno e conhecerem os projectos”, sublinhou Pedro Del Campo Toledo.

A assinatura de parcerias com a indústria mineira chilena pode assim abrir portas ao investimento em Portugal. “Os principais players internacionais do sector estão presentes no Chile, como a Rio Tinto, a Anglo American ou a empresa estatal Codelco. E creio que estariam interessados em conhecer o processo mineiro de Portugal”, adiantou.

Esta opinião é partilhada pelo presidente da ANEME, José de Oliveira Guia. Apesar de não ter informações concretas sobre futuros investimentos do Chile em Portugal, antecipa “abertura recíproca para o cruzamento de interesses”.

Ponte para a América do Sul
No final do ano será a vez de empresários do sector mineiro do Chile visitarem Portugal. Nessa data poderão ser assinados acordos com empresas do país, e não só. “O Chile é o país com mais acordos de comércio-livre. Quem sabe se a maior oportunidade resultante das parcerias das empresas portuguesas com a industria chilena não poderá ser servir de plataforma para mais negócios na região, como no Peru, na Colômbia, no Equador, no Brasil ou na Argentina. Há muito espaço para crescer nesta plataforma sul-americana na indústria mineira”, explica Pedro Del Campo Toledo.

Os eventuais investimentos no sector mineiro em Portugal poderiam impulsionar a indústria mineira do país. O ex-ministro da Economia Álvaro Santos Pereira chegou a indicar que os recursos minérios em Portugal valem mais do que o PIB nacional, que ronda os 170 mil milhões de euros. Há um ano, defendeu “fortes incentivos fiscais e financeiros para as empresas nacionais e estrangeiras investirem nos recursos naturais”.

O potencial português
De facto, Álvaro Santos Pereira dinamizou concessões mineiras em todo o país - entre 2012 e 2013 foram assinados cerca de 80 contratos - até que a remodelação do Governo no Verão fez com que este saísse e a pasta da energia passasse para o MAOTE. De acordo com estimativas recentes do ministério de Moreira da Silva, apenas 30% do potencial mineiro está em exploração.

A extracção geológica e mineira está no topo da agenda dos clusters de investimentos prioritários da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Actualmente, as exportações da indústria mineira portuguesa valem 856 milhões de euros, segundo os últimos dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia, relativos a 2012. Deste total, 53,7% correspondem aos minérios metálicos, como o ferro. As rochas ornamentais têm uma fatia de 41,5%, em grande parte devido aos mármores e calcários, e os minerais industriais, como a argila e o caulino, valem 4,3%.

A Colt Resources (minas de Cercal e de Borba), a Redcorp (Lagoa Salgada) ou a MTI (Moncorvo e Rebordelo/Murçós) são algumas das empresas que têm investido na exploração e prospecção de minérios em Portugal.

_______________________________________
Notícia adaptada de: sol.sapo.pt

Sem comentários: