29 março 2014

"Migmatitos, granulitos e outras rochas metamórficas de elevado fluxo térmico"

   No próximo dia 2 de Abril, pelas 11 horas, realiza-se a palestra "Migmatitos, granulitos e outras rochas metamórficas de elevado fluxo térmico: cartografia, geoquímica e sua relevância na compreensão da evolução geodinâmica de zonas orogénicas" pelo Doutor Telmo Bento dos Santos. A apresentarão o tema será realizada no Auditório do LNEG, no Pólo de Alfragide.

Arquipélago das Berlengas.
 
   A palestra abordará conceitos fundamentais na compreensão das rochas metamórficas de alto grau e apresentará exemplos de trabalho realizado em faixas orogénicas de alto fluxo metamórfico no Brasil (Estado do Rio de Janeiro) e em Portugal, nomeadamente no Arquipélago das Berlengas e dos Farilhões e na Zona Centro Ibérica (sector entre Penalva do Castelo e Figueira de Castelo Rodrigo). Será abordada a relevância da cartografia e da geoquímica elementar e isotópica na compreensão destas faixas metamórficas.

   O Doutor Telmo M. Bento dos Santos é geólogo e investigador da UGHGC - Unidade de Geologia, Hidrogeologia e Geologia Costeira do LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia. Licenciou-se em Geologia em 2003 e doutorou-se em Geoquímica em 2008 pela Universidade de Lisboa. Desde então, desenvolve investigação na área da petrologia e geoquímica de rochas metamórficas de médio/alto grau e granitóides, aplicando conhecimentos derivados da geocronologia, geologia isotópica, geoquímica elementar, petrologia, cartografia geológica e análise estrutural com o intuito de obter evidências para a evolução geodinâmica de faixas orogénicas e da evolução da crosta média/inferior. É autor de várias publicações científicas internacionais, editor associado da revista científica Earth Science Research e editor e revisor de vários periódicos internacionais. Colabora com o CeGUL - Centro de Geologia da Universidade de Lisboa, tendo sido regularmente convidado para apresentar palestras na área da Petrologia Metamórfica.


A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser efectuada através do seguinte formulário de inscrição.


_____________________
Adaptado de:
http://www.lneg.pt/divulgacao/destaques/170

Sem comentários: