10 dezembro 2016

Investimento em ativos mineiros portugueses – O lítio

Realização de sondagens em Sepeda (Lusidakota Minerals Lda.)
O risco associado a um país é um factor crucial para a decisão de investimento. Este risco cobre uma série de fatores tais como a evolução política, conflitos armados e situação financeira do Estado. Estes factores, por sua vez, estão relacionados com estabilidade legislativa e fiscal, risco de confisco, agitação civil, guerra, controlos cambiais e desvalorização da moeda. 

O risco de um país tem em consideração a sua vontade soberana e a capacidade de pagar e o impacte que isto tem na capacidade de entidades públicas e privadas satisfazerem o cumprimento das suas obrigações transfronteiriças. A classificação e o comportamento do nível de risco do país é assim um forte indicador estratégico e operacional para o investimento estrangeiro. 

Portugal é considerado um país com risco moderado, numa escala de cinco níveis: baixo, moderado a baixo, moderado, moderado a alto, alto e muito alto. Ao mesmo nível do nosso País encontram-se países como Marrocos, Turquia, Rússia, Brasil e Indonésia, entre outros (fonte: group.atradius. com). 
 
  
Este cenário não terá desencorajado a empresa australiana Dakota Minerals que, após ter identificado Portugal como o maior potencial produtor europeu de lítio, criou a Lusidakota Minerals Lda. e em Junho deste ano obteve licenças de prospeção e pesquisa em Serra de Arga, Barroso-Alvão e Almendra-Barca de Alva. 

Em www.dakotaminerals.com.au podem também consultar-se informações mais detalhadas sobre o projeto do lítio em Sepeda (Barroso-Alvão). No relatório relativo ao primeiro semestre de 2016, a empresa refere ter identificado na Europa uma necessidade crescente de lítio em virtude do aumento de veículos elétricos e baterias domésticas. Perante esta oportunidade de negócio, traçou uma estratégia de longo prazo com o objetivo de tornar-se o maior fornecedor de lítio para o mercado europeu.
 _______________________________________
Original de Revista Ingenium, nº 155, Setembro/Outubro 2016 (consultar aqui)


Sem comentários: