25 setembro 2010

O curso de Engenharia Geológica



A Engenharia Geológica é uma especialidade de Engenharia que aplica princípios, conceitos e técnicas das Geociências na resolução de problemas de engenharia que envolvem a Terra e o seu funcionamento como um sistema geodinâmico.

As Ciências e Engenharias da Terra são consideradas como dos domínios principais do conhecimento em muitos dos países mais desenvolvidos do mundo. São básicas para o desenvolvimento da sociedade e do bem-estar do Homem. Materiais naturais, água, energia (petróleo, carvão, gás natural, geotermia), construção civil e obras públicas são essenciais e indispensáveis para a sociedade actual. A procura e exploração dos recursos naturais, as questões associadas a adequado planeamento regional e urbano e à resolução de problemas ambientais deles decorrentes, são algumas das actividades essenciais do Engenheiro Geólogo.

A Licenciatura em Engenharia Geológica da Universidade Nova de Lisboa (LEG), tem por objectivo preparar licenciados com sólida formação de base nas áreas das Geociências e das Ciências de Engenharia que, com o domínio de matérias da Matemática, Física, Química, Computação e Informática, possam estar aptos a trabalhar em variados domínios de carácter aplicado e tecnológico.
As grandes áreas de intervenção dos futuros licenciados em Engenharia Geológica estão relacionadas com a construção civil e obras públicas e a pesquisa e exploração de recursos naturais. Abrange campos de actuação e/ou de especialização, que estabelecem ligação não só entre outras especialidades de engenharia (civil, de minas e do ambiente), como entre a engenharia e a geologia.

Destacam-se:
  • Prestação de serviços no âmbito dos estudos para:
    obras de construção civil;
  • prospecção, captação e protecção de águas subterrâneas;
  • prospecção e exploração de inertes para a indústria da construção;
  • prospecção e exploração de minérios e de rochas ornamentais;
  • geologia do petróleo;
  • planeamento regional e urbano;
  • protecção contra os Riscos Naturais.

Sem comentários: