20 junho 2011

Descoberto fóssil de um dos mais pequenos dinossauros do mundo

O dinossauro tem o corpo semelhante a uma ave e mede entre 33 a 40 cm de comprimento. Através da análise das vértebras do pescoço, os especialistas conseguiram verificar que o espécimen encontrado era adulto. Segundo o paleontólogo Steve Sweetman, “representa o mais pequeno dinossauro descoberto até agora no registo de fósseis europeu.”

O fóssil foi descoberto por Dave Brockhurst, um coleccionador de fósseis local. Depois da descoberta, especialistas da universidade de Portsmouth analisaram o espécimen.

O dinossauro foi denominado maniraptora de Ashdown pelas suas semelhanças aos maniraptores, dinossauros bípedes (terópodes) que apresentavam mãos com pulsos giratórios.

Segundo os cientistas este dinossauro era carnívoro ou omnívoro e terá vivido no Mesozóico, há cerca de 250 milhões de anos.

O local onde foi descoberto este espécimen é particularmente rico em fósseis. Aqui já foram encontrados restos fossilizados de salamandras, sapos, lagartos, tartarugas, crocodilos e outros grandes dinossauros.
______________________________________________________

Fonte: http://www.bbc.co.uk/

Sem comentários: