30 outubro 2011

Governo prepara estratégia para petróleo e minas

O subdirector geral da Direcção-Geral de Energia e Geologia, Carlos Caxaria, disse esta sábado que o Governo está a preparar uma "estratégia para o petróleo e sector mineiro", a apresentar em 2012, defendendo "acarinhar e criar condições administrativas" às empresas petrolíferas.

Em declarações à Agência Lusa à margem do Fórum da Indústria Extractiva que decorre este sábado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Carlos Caxaria defendeu que "o esforço de prospecção de petróleo será inevitavelmente acelerado no momento da primeira descoberta".

"No dia que Portugal tenha a sorte de ter uma primeira descoberta não temos que andar à procura de empresas para vir investir, elas vêm a correr atrás de nós e as próprias condições negociais poderão ser optimizadas", antecipou, justificando assim o porquê de o Estado aceitar "as questões das limitações das empresas em termos operacionais".

Segundo o subdirector-geral da DGEG "o Governo tem dado sinais" neste sector "e está à vista o que é que tem vindo a assinar e a decidir neste período tão curto".

"Vai haver uma estratégia que já está a ser preparada por este Governo - o anterior também já a tinha começado a fixar mas depois não teve tempo para a concretizar. Durante 2012 teremos essa estratégia para o petróleo e sector mineiro cá fora", adiantou à Lusa.

Para Carlos Caxaria é preciso "muito bom senso" e não se podem "ter atitudes que levam as empresas a ir embora porque há muito sítio em todo o mundo onde esse dinheiro pode ser gasto, que não em Portugal".

"Nós temos que acarinhar as empresas, criar-lhes condições administrativas para que não haja perdas de tempo estéreis", defendeu.

O responsável falou da Petrobrás, que "tem outros trabalhos à escala global onde tem os equipamentos a operar", aprofundando em Portugal "o conhecimento científico na área da geofísica, da sísmica 3D, identificando alvos para que dentro de dois, três anos possa vir furar esses alvos que entretanto foram seleccionados".

"Nós confiamos muito na Petrobrás, é das mais experientes à escala global. Estamos convictos que vamos ter uma surpresa positiva, a médio, longo prazo", confessou.

Fonte: Jornal de Notícias -

Sem comentários: