A procura de lítio como metal de tecnologia de ponta tem vindo a aumentar nos últimos anos, e tendo uma produção tão limitada, torna-se de extrema importância o estudo das suas fontes.
Os processos geológicos que originam os pegmatitos tornam-nos enriquecidos em elementos raros, reflectindo-se na sua mineralogia. Este facto faz com que os pegmatitos possam ser considerados importantes fontes de minerais de lítio.
Geralmente estão associados a complexos graníticos, ocorrendo de diversas maneiras: diques, soleiras, veios, corpos lenticulares, corpos irregulares intrusivos ou ainda como segregados tardios completamente contidos em batólitos graníticos.
Os pegmatitos formam-se em fases finais de cristalização de grandes corpos magmáticos, resultando de processos tardios de fraccionação e/ou de actividade hidrotermal caracterizada, quer por fenómenos de ebulição, quer por processos de mistura de fluidos quimicamente distintos. No interior dos corpos pegmatíticos existem variações composicionais que reflectem a importância do papel da água na redistribuição dos constituintes do magma.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkqTIBAY5K8XIu0ec7wL7jSPiCylt9Fn6PWVi10Bse4As8g1jAj3rpzUFOjm68JT4sxVF02UV85nDVH_mVkB5h6wt-kHmDzNdLEhBg3-Nh9rJ75GynI3i9l4-DepQ4O60CJ9iuAJsBx_Y/s320/peg_zonacao.jpg)
As condições físico-químicas que determinam o desenvolvimento das estruturas pegmatíticas permitem uma grande diversidade mineralógica e a definição de uma zonação regional típica. Geralmente, o grau de diferenciação e o conteúdo em voláteis e metais raros aumentam consoante o afastamento da fonte de fluidos magmáticos e hidrotermais. Esta zonação constitui um excelente guia para a prospecção.
________________________________________
Adaptado de:
Ricardo Manuel (2011), Pegmatitos em Portugal - a importância das fontes de lítio, Rochas Industriais e Ornamentais, Departamento de Ciências da Terra, Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Nova de Lisboa.
1 comentário:
Obrigado por este post.
Continuação de um bom trabalho!
Enviar um comentário