07 fevereiro 2012

Lisboa e Geologia 1. - Introdução





Infelizmente, para poucos, é clara a estreita ligação que uma cidade tem com a geologia. Não só pelo facto de ser nela que se cravam as fundações dos mais grandiosos palácios, das mais esplendorosas igrejas e das mais humildes das casas. A cidade cresce e vive de toda uma rede de recursos, dos quais o mais importante é a água. Nós vivemos da água, sim. Tiramos dela sustento. Mas também se cultivam os solos e também se extrai pedra para construir. Toda a construção de uma cidade está dependente da proximidade dos recursos naturais. Não será por acaso que Lisboa é, sem sombra de dúvida, a Capital do Lioz.



Mas não é só do chão propriamente dito que se faz a cidade. A sua forma também é importante. Colinas e vales, terrenos mais aplanados, cursos de ribeiras, todos estes «acidentes» condicionam o crescimento, expansão e organização de uma cidade. Vejam-se as colinas e os «Altos», vejam-se os terreiros e os cabeços, vejam-se as praias. Beba-se das fontes!

E o que é que condiciona tudo isso?
A geologia. As rochas em que se fundou a cidade, são também quem lhe dá as colinas solarengas e os vales cada vez mais escondidos.
 

Lisboa não é (e ainda bem) a planura que há noutros sítios. Como o Marquês de Pombal descobriu, a cidade não pode ser erguida a régua e esquadro. E ainda bem.




Com o crescimento dos bairros, com os anos, as pedreiras que havia nos «arrabaldes», foram ficando esquecidas, passando a fazer cada vez mais parte do coração cosmopolita. E assim se encontram as inúmeras ruas das «pedreiras». E não só.

Lisboa é muita mais rica em toponímia geológica do que os mais desatentos possam pensar. Viajemos, então, às ruas da capital, e descubramos mais algumas das estórias que a História não deve esquecer. 



Mais fotos da antiga Lisboa AQUI

Sem comentários: