29 agosto 2012

Brasil instalará o primeiro terminal petroleiro flutuante do mundo




   A Petrobras instalará o primeiro terminal flutuante do mundo capaz de abastecer directamente em alto-mar os barcos que transportam petróleo, informou a empresa.



   "Esta solução logística inédita, a Unidade Offshore de Transferência e Armazenamento (Uota), permitirá armazenar o petróleo em alto-mar e transferi-lo a navios de exportação", afirmou a Petrobras.

  Até agora o petróleo era levado desde as plataformas offshore até a costa, onde os navios mercantes reabastecem. "A nova tecnologia garantirá a economia de custos, ao reduzir a distância percorrida pelos navios de transporte de hidrocarbonetos", disse o comunicado.

   A Uota, instalada a 90 km da costa do Rio de Janeiro, entrará em serviço em Junho de 2014, e estará situada num navio estacionado na proximidade das plataformas de extracção, sendo capaz de armazenar 2 milhões de barris de petróleo, um volume equivalente à produção diária do Brasil. Um sistema de condutores submarinos e de válvulas transportará o petróleo da plataforma até o barco de armazenamento.

   A fabricação desta unidade é estimada em 318 milhões de dólares, sem contar os custos de transporte do navio, que é construído na China pela companhia indiana Tanker Pacific.

___________
Adaptado de:
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2012/08/28/brasil-instalara-o-primeiro-terminal-petroleiro-flutante-do-mundo.jhtm





Sem comentários: