01 setembro 2012

Produção de minério vai subir 300% até 2025


   Portugal poderá produzir mais 300% de minérios metálicos até 2025, passando dos 600 milhões de euros extraídos este ano para os 2,5 mil milhões. Este valor poderá ascender aos três mil milhões nesse mesmo ano, se for contabilizada a produção de rochas ornamentais, o que somando implica um aumento de 400% na produção mineira em Portugal em apenas 13 anos.



   Esta é a principal razão pela qual foi ontem aprovada em Conselho de Ministros a Estratégia Nacional para os Recursos Geológicos - Recursos Minerais, a nova estratégia do Governo para as minas portuguesas, que pretende "dinamizar o sector" de forma a "adaptar a ação do país a esta realidade", de acordo com o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade. A Europa é essencialmente uma região importadora de minério e esta poderá ser o principal factor para o sucesso da exploração mineira no País, conforme explicou: "A Europa tem défice de minérios, é uma região importadora e o custo de transporte no sector é muito significativo. Assim, existe um interesse estratégico no aumento da produção em Portugal que geograficamente ocupa uma posição de destaque no mundo."

   Actualmente, o cobre é o rei da produção nacional, mas até 2030 vai ser destronado pelo ferro, a que se juntam o zinco, o ouro e o tungsténio. Com o aumento da produção em Portugal, o sector vai passar a ter mais peso no produto interno bruto (PIB): em 2010 valia 0,25%, este ano passou para os 0,4% e o Ministério da Economia prevê que alcance 1% do PIB em 2025. A maioria da produção de minérios é para exportação e a tutela prevê um aumento dos actuais 1,6% para os 3% na balança comercial em 13 anos.

   "Este sector tem um impacto directo na economia e no PIB, assim como nas exportações. Olhando para os últimos anos, a produção mundial tem-se mantido estável, mas o mercado tem crescido em força", explica o secretário de Estado. A última década foi um exemplo do crescimento do sector no país: Dos 340 milhões de euros de minério exportado em 2001, registou-se um aumento de 8,9% até 2010 para os 735 milhões.

   O secretário de Estado destacou que apesar da reforma do sector mineiro só ter sido concretizada formalmente ontem, o Governo tem apostado numa estratégia de expansão desde que tomou posse, tendo aprovado 86 projetos de pesquisa e prospeção no espaço de apenas um ano, sendo que oito deles foram aprovados, precisamente, durante o mês de Agosto. "É um sector que pesa no PIB e que pode representar facilmente um euro em cada 100 euros produzidos pela economia nacional. O sector está de alguma forma adormecido, parado e não pode continuar assim", afirmou Artur Trindade.



_______________
Adaptado de:

Sem comentários: